Pinda promove encontro com contadores sobre novas regras de viabilidade empresarial

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promoveu na quarta-feria (14) um encontro com os contadores do município. O objetivo foi apresentar as recentes regras de viabilidade e automatização do sistema Via Rápida Empresa - REDESIM.
O evento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto, do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, José Antônio Ferreira Filho (Jú), da secretária adjunta de Assistência Social, Thais Batista, da diretora de Indústria, Comércio e Serviço, Daniela Marcondes, do diretor de Receitas e Fiscalização, Vicente Corrêa, do assessor Guilherme Marcondes, da Agente de Desenvolvimento, Simone Silva, da Delegada Representante do CRCSP, Erika Patrícia Alves de Sousa, do presidente da Associação dos Profissionais de Contabilidade de Pindamonhangaba, Valdecir Teodoro, além de cerca de 30 contadores do município.
A iniciativa de automatização busca reduzir consideravelmente o tempo necessário para o processo de abertura de empresas. Isso se alinha com a Resolução CGSIM 61/2020, que estabelece medidas para simplificar o registro e a legalização de empreendedores e empresas.
A Junta Comercia do Estado de São Paulo, em conjunto com a Prefeitura, desenvolveu um monitor de regras que permite a automatização da análise de viabilidade locacional em poucos minutos, considerando diversos critérios, como endereço, inscrição do imóvel, grupo de atividade, porte e metragem, conforme determinado pela legislação municipal de uso e ocupação do solo (LC76/2023 e o Decreto 6.553/2024).
A diretora de Indústria, Comércio e Serviço, Daniela Marcondes, colocou a equipe da secretaria à disposição para esclarecer sobre quaisquer dúvidas. "As novas regras de viabilidade entrarão em vigor ainda neste mês de março. Sabemos das várias dúvidas que estão surgindo e disponibilizamos os telefones (12) 3644-5825; 9180; -5778 e -5821 além do email: [email protected] para esclarecimentos", disse.
“Buscamos incessantemente a facilitação dos processos empresariais, e a desburocratização é uma peça-chave nesse cenário, pois permite uma jornada mais eficaz para os empreendedores locais. Com iniciativas como essa, estamos verdadeiramente fomentando o empreendedorismo em nossa cidade, incentivando o crescimento econômico e a geração de empregos e renda”, completou Roderley Miotto.
Na ocasião, a secretária adjunta de Assistência Social, Thais Batista, também ressaltou sobre a campanha Imposto Solidário, destacando a importância da orientação dos contadores sobre a iniciativa e convidando-os para o lançamento.