Pinda promove aulas de Defesa Pessoal para mulheres e Hip Hop inclusivo

Pinda promove aulas de Defesa Pessoal para mulheres e Hip Hop inclusivo

Pindamonhangaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade e em parceria com a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, fará o lançamento, nesta sexta-feira (12) de duas iniciativas do programa Reinvente: Oficina de Defesa Pessoal para mulheres e Hip Hop inclusivo. A aula inaugural das modalidades será realizada as 18 horas, no Armazém da Lagoa, localizado na praça Sete de Setembro, com o intuito de promover inclusão e bem-estar da população.
A primeira atividade é oficina de defesa pessoal voltada para mulheres. “Diante do crescente índice de violência contra mulheres em nosso país, o objetivo principal é capacitar as participantes com técnicas de autodefesa, promovendo não só a integridade física, mas também a mental”, explicou a diretora da Mulher, Família e Direitos Humanos, Luciana Simonetti.
As aulas, ministradas pelo professor Rodrigo Nogueira Gasparini, são direcionadas a mulheres a partir de 16 anos e ocorrerão semanalmente, com duração de 1 hora e 30 minutos. Além das técnicas de defesa e ataque, serão desenvolvidas habilidades como coordenação motora, concentração, disciplina, agilidade e autoconfiança. O programa inclui palestras teóricas e é totalmente gratuito. É importante ressaltar que participantes com problemas de saúde cardíaca ou na coluna devem apresentar autorização médica para participar.
A segunda atividade consiste em oficinas de Hip Hop inclusivo, que terão o objetivo de promover movimentação e socialização entre os participantes, através da dança. “O Hip Hop, uma dança inclusiva por natureza, permite que cada indivíduo expresse sua criatividade e movimentação ao ritmo envolvente e dinâmico”, ressaltou a diretora da Pessoa com Deficiência, Leticia de Souza.

WhatsApp Image 2024-04-11 at 17.17.40
As aulas serão estruturadas levando em consideração as habilidades e potenciais de cada aluno, com turmas em diferentes regiões da cidade e horários variados para atender a diversidade de públicos, incluindo pessoas com deficiência. Qualquer dúvida ou informação adicional sobre esta oficina pode ser obtida através do telefone (12) 3643-2223.
“Essas iniciativas buscam não apenas oferecer atividades físicas, mas também promover integração social e autoestima. As aulas visam atender à população de forma inclusiva e acessível”, finalizou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dra Claudia Domingues.
Durante a aula inaugural serão divulgados os horários, dias e locais das aulas das duas modalidades.