Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti são intensificadas em bairros com transmissão de dengue e Chikungunya

Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti são intensificadas em bairros com transmissão de dengue e Chikungunya

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, segue intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti em diferentes regiões do município, especialmente após o período de chuvas, que favorece a formação de criadouros do mosquito.
As equipes do Setor de Controle de Vetores estão atuando com bloqueios de controle de criadouros e nebulização nos bairros onde há registro de transmissão de Dengue e Chikungunya. Entre as regiões que recebem atenção especial estão Araretama, Cidade Jardim, Mantiqueira, Vila Rica e Jardim Resende.
As ações incluem visitas domiciliares, inspeção de quintais, eliminação de recipientes que acumulam água parada e orientação direta aos moradores, reforçando a importância da prevenção para evitar a proliferação do mosquito transmissor.
De acordo com o coordenador do Setor de Controle de Vetores, Ricardo Costa Manso, o momento exige atenção redobrada da população. “As chuvas aumentam a quantidade de locais com água parada, o que favorece a reprodução do mosquito. Por isso, estamos intensificando as ações nos bairros com transmissão e reforçando a importância da colaboração da população para eliminar possíveis criadouros”, destacou.
A Secretaria de Saúde também alerta para a circulação da chikungunya no município. Em casos em que os sintomas persistam por mais de seis dias, a orientação é que o paciente retorne à unidade de saúde para nova avaliação.