Pinda lança Programa Rotas Rurais e Etec João Gomes de Araújo anuncia novo curso técnico em Agronegócio

O lançamento do Programa Rotas Rurais, realizado na última quinta-feira (25), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável e Clima, foi o ponto central de um encontro que também proporcionou uma série de boas novidades para o desenvolvimento rural e educacional do município. Além da implantação do programa, a cidade celebrou a confirmação da chegada de um novo curso técnico em Agronegócio, que será oferecido pela ETEC João Gomes de Araújo a partir de 2026.
O Programa Rotas Rurais tem como objetivo principal padronizar o endereçamento das propriedades rurais, facilitando o acesso de entregas, mercadorias e serviços — como saúde e segurança — às comunidades mais distantes. A iniciativa é fruto de parceria com a iniciativa privada, sem custos para a Prefeitura, e já conta com mais de 400 produtores cadastrados.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável e Clima, Mauro Muassab Júnior, a deputada estadual Leticia Aguiar, que anunciou R$ 100 mil em emenda parlamentar para o novo curso técnico, o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Henrique, o delegado da Polícia Civil, Daniel Lourenço Von Gal, representantes do Exército e da ETEC João Gomes de Araújo.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável e Clima, Mauro Muassab Júnior, "ver o campo sendo valorizado e inserido em um novo ciclo de oportunidades é mais do que um avanço técnico – é um passo significativo rumo à dignidade, ao pertencimento e ao desenvolvimento real das famílias rurais. É um novo tempo, com planejamento, coragem e resultados concretos".
Durante o encontro, também foram entregues os certificados do curso de Inseminação Artificial voltado a jovens da zona rural, encerrando um ciclo de formação que visa impulsionar a permanência da juventude no campo com mais capacitação e oportunidades.
Curso técnico em Agronegócio em Pinda será realidade a partir de 2026
Durante o evento, foi anunciada uma grande conquista para a educação técnica do município: o curso técnico em Agronegócio, na modalidade de ensino médio integrado, será oferecido na ETEC João Gomes de Araújo já a partir de 2026. A formação foi aprovada pelo Centro Paula Souza, e contará com 40 vagas para período integral, com lanche da manhã, almoço e lanche da tarde oferecidos aos alunos.
As inscrições estarão abertas no próximo Vestibulinho, previsto para outubro de 2025, e o curso será destinado a alunos que atualmente estão no 9º ano do ensino fundamental e que desejam iniciar o ensino médio com uma formação técnica na área do agronegócio.
As aulas acontecerão na sede da ETEC, localizada na Rua Professor José Benedito Cursino, 75 – Boa Vista, nos períodos da manhã e tarde. As atividades práticas serão realizadas em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, que oferecerá apoio técnico e infraestrutura.
“A escola agrícola mais próxima que temos hoje é em Jacareí. Com esse novo curso, a comunidade escolar de Pindamonhangaba e municípios vizinhos que desejam se qualificar na área do agronegócio terão uma oportunidade real, sem precisar se deslocar para longe. Essa formação é resultado de uma demanda do município e de uma necessidade concreta da nossa região”, explicou o diretor da ETEC João Gomes de Araújo, professor Mário Souza.