27/02 - Combate à dengue: Prefeitura e Exército seguem com limpeza em Moreira César; Castolira receberá serviço na sexta-feira

As equipes da Subprefeitura de Moreira César e do Exército continuam realizando serviços de limpeza em ruas do distrito, principalmente na região das vilas (São Benedito, São José e São João). Os trabalhos iniciaram na última semana e também já abrangeram o bairro do Ipê 2. A ação visa eliminar focos criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
De acordo com o subprefeito de Moreira César, Nilson Luis, a região das vilas deve ter o serviço concluído nos próximos dias. “São muitos imóveis e uma quantidade elevada de entulho. Vamos, juntamente com o Exército e com a Saúde, definir o próximo bairro quando finalizarmos as vilas”.
Moreira César foi escolhida como ponto inicial de trabalhos devido à grande quantidade de casos da doença. Os cinco bairros com maior número de casos de dengue são de Moreira César: Ipê, Vila São Benedito, Mantiqueira, centro de Moreira César e Pasin. Até o momento, Pindamonhangaba possui 3.353 casos registrados da doença no ano de 2024.
Paralelo ao serviço realizado em Moreira César, a Secretaria de Governo vai iniciar trabalho específico de limpeza contra a dengue no fim desta semana pelo Castolira. Antes de enviar caminhões e tratores para retirar os entulhos que os moradores deverão colocar na frente da suas casas, a Prefeitura vai informar a população sobre mais detalhes da ação, que está marcada para iniciar nesta sexta-feira.
Assim como ocorre em Moreira César, o trabalho visa eliminar focos e criadouros do mosquito transmissor da dengue. O Castolira foi escolhido pela Secretaria de Governo porque, no momento, é o bairro com maior incidência de dengue da região de Pindamonhangaba.
Durante reunião de trabalho na última semana, o vice-prefeito e secretário de Governo, Ricardo Piorino, ressaltou a importância da participação popular na eliminação dos focos da dengue. “É uma tarefa que precisamos de todos. Nós, Prefeitura, estamos fazendo nossa parte, tanto nas diversas regiões de Pinda, principalmente em Moreira César, mas precisamos da união de esforços para que os moradores mantenham os quintais limpos e sem acúmulo de água”.
O diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira, explicou que a maior concentração de focos e criadouros está nas residências. “A Prefeitura tem intensificado a limpeza de áreas verdes e de imóveis, porém não basta apenas o serviço de limpeza neste momento ou a nebulização. Se o morador não cuidar do seu quintal, daqui a menos de um mês voltaremos a ter focos e criadouros do mosquito em bairros onde já passamos”, orientou.