26/10 - Prefeitura e Fatec se reúnem para discutir implantação de novos cursos

A Fatec (Faculdade de Tecnologia) e a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos, se reuniram dia 20 de outubro para discutirem propostas de inclusão de novos cursos.
Durante o encontro foi apresentada pela equipe da Prefeitura a necessidade de mais cursos na área de análise e desenvolvimento de sistemas na cidade. De acordo com o secretário da pasta, Danilo Velloso, “existem empresas do município carentes em mão de obra de tecnologia e por isso contratam pessoas de outras localidades. Precisamos solucionar isso, essa carência, para termos talentos locais, para atender a necessidade das nossas empresas, para gerar emprego e renda para a cidade”. Danilo Velloso disse que a “Prefeitura deve buscar conectar os atores da sociedade, conectando demanda e faculdade, e agindo como ponte facilitadora para empresas e mão de obra”.
Ele explicou que as grandes indústrias locais caminham para linhas de produção automatizadas, necessitando de recursos humanos alinhados com suas estratégias. “Assim, devemos produzir competências que sejam absorvidas por estas empresas e outras que estão vindo para Pindamonhangaba. É uma situação encontrada hoje e que se tornará ainda mais necessária em um futuro próximo”.
Na reunião ainda foi proposta a realização de uma pesquisa para ajustar o caminho da evolução de cursos em todas as instituições de Pindamonhangaba. “Temos o objetivo de instituir um ecossistema de inovação, e esse é o primeiro passo. O prefeito, Dr. Isael, sempre estimula sua equipe a ter essa postura: buscar parcerias para a resolução das questões atuais, mas com olhar voltado para o futuro – deixando a cidade em perfeitas condições para o pleno desenvolvimento. Creio que este primeiro encontro com a Fatec seja o ‘start’ de uma parceria voltada para o atendimento das demandas locais”, finalizou Danilo Velloso.