27/04 - Pinda apresenta ferramentas tecnológicas de gestão para equipe de Atibaia

Pindamonhangaba recebeu uma comitiva de Atibaia dia 26 de abril, que visitou o município para conhecer as ferramentas tecnológicas na área de gestão pública utilizadas e que ajudaram na conquista do título de Cidade Inteligente.
O grupo de Atibaia foi recebido pelo prefeito em exercício, Ricardo Piorino, que explicou à delegação atibaiana o funcionamento da administração pública, as ferramentas tecnológicas de gestão, o controle de dados, dentre outras.
Piorino destacou a importância de parceiras para “ajudar no desenvolvimento conjunto e fortalecimento das cidades, com troca de experiências que permitem mais eficiência na resolução dos problemas, bem como na apresentação de soluções rápidas e viáveis para as cidades”.
A apresentação de parte dos recursos utilizados por Pindamonhangaba foi realizada pelo secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, que utilizou o gabinete do prefeito Dr. Isael Domingues para mostrar como é o dinamismo do trabalho e a tomada rápida de decisões.
Danilo Velloso utilizou o BI (business intelligence) na sala do prefeito para explicar que “ele tem acesso a tudo que acontece no município em tempo real, podendo analisar desde dados econômicos, como arrecadação, repasse de recursos, gastos públicos, folha de pagamento, até acompanhar câmeras de monitoramento, fluxo de veículos na cidade, saber como estão autuações sobre construções, número de projetos aprovados, geração de empregos, vacinas aplicadas, vagas em creches, dentre outros indicadores”.
Sobre o sistema de inteligência, Velloso frisou que “a plataforma é capaz de analisar a imagem e fazer gestão, como por exemplo apontar a necessidade de capinar grama em escola ou reforçar uma sinalização de trânsito, além de permitir projeções no âmbito financeiro e econômico - se tornando uma grande aliada para a tomada de decisões corretas, eficazes e rápidas”.
O secretário também avaliou como importante a troca de experiências entre os municípios, “como lembrado pelo Piorino, a gestão Dr. Isael-Piorino sempre prima pela abertura de portas para outras prefeituras, para que umas auxiliem as outras, facilitando o processo de desenvolvimento. Recentemente tivemos a equipe de Maracanaú, do Ceará, aqui em Pinda, e agora Atibaia. Vamos continuar de portas abertas para o que for necessário para outras cidades e estamos sempre aptos também a aprender com os exemplos de sucesso”, resumiu Danilo Velloso.